WinCentral http://www.wincentral.com.br Em um único lugar você fica por dentro de todas as notícias do mundo da Microsoft. Sat, 21 Nov 2015 00:39:45 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.3.1 [Exclusivo] Windows 10 Redstone trará Explorador de Arquivos universal http://www.wincentral.com.br/2015/11/windows-10-redstone-explorador-arquivos/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/windows-10-redstone-explorador-arquivos/#comments Fri, 20 Nov 2015 04:18:42 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3344 O Redstone será a próxima grande atualização do Windows. Além de continuidade aprimorada entre dispositivos e modo TV, nossas fontes confirmaram que o Explorador de Arquivos do Windows 10 Mobile chegará ao irmão mais velho, inicialmente apenas quando você estiver no modo tablet.

O Explorador de Arquivos universal utilizará uma API especial de aplicativos universais, e por causa disso, a pesquisa será mais rápida do que o atual Explorador de Arquivos (Win32).
O novo Explorador de Arquivos já possui até mesmo drag and drop. Futuramente, quando o mesmo se tornar maduro a Microsoft irá substituir o explorador de arquivos também no modo PC.

É esperado que a Microsoft libere uma build do Redstone ainda este ano, mas não sabemos se o Explorador de Arquivos estará presente já nesta build.

 

 

 

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/windows-10-redstone-explorador-arquivos/feed/ 0
Dell Venue 11 Pro, um híbrido pesadinho http://www.wincentral.com.br/2015/11/dell-venue-11-pro-um-hibrido-pesadinho/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/dell-venue-11-pro-um-hibrido-pesadinho/#comments Thu, 19 Nov 2015 10:23:58 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3309 Visto o sucesso dos híbridos, resolvi fazer o review de um hibrido da Dell, o Venue 11 Pro 7000. A versão que eu peguei para review vem com processador Intel Core M 5Y10c, 4GB de RAM e SSD de 64GB. O preço sugerido da versão inicial do híbrido, é de R$4.266,00. Mas será que vale este preço? É isso que tentarei explicar neste review.

Design

O Venue 11 Pro tem um acabamento muito bom, mas não faço ideia se é um simples plástico ou algo mais sofisticado. Se for um plástico, provavelmente é um dos melhores que eu já vi. É fosco, não suja, não deixa marcas e não é liso. Se eu colocar o tablet em uma mesa, é até difícil tentar “arrasta-lo”, pois ele simplesmente se fixa como um imã. A parte traseira do teclado (o teclado precisa ser comprado separadamente), é do mesmo material do tablet, mas a parte superior é de alumínio.
Algo que eu realmente não gostei, é que o botão do Windows no tablet não é retro iluminado. No escuro, eu fiquei completamente perdido para achar o botão.

Tela

A tela do Dell Venue 11 Pro, merece elogios. Mesmo sendo Full HD em um corpinho de 10.8″, a qualidade de imagem é extrema. O brilho, é maravilhoso. O ângulo de visão, é mais perfeito ainda. Tu podes incliná-lo completamente e não há distorção de cores e muito menos perda de brilho. As cores são bem reais e equilibradas.
Mas há alguns pontos negativos. 16:9 é uma proporção simplesmente horrível, até porque o tablet é grandinho. Não é confortável usar ele no modo retrato, no modo paisagem é usável, mas dá para reparar que uma tela de proporção 3:2 (a mesma do Surface) seria melhor. Também vale notar que a tela do Venue 11 Pro suja muito fácil. Preciso limpar o tempo todo ou fico vendo “riscos” mesmo com a tela ligada. Os responsáveis pelos riscos? Eu tentando desenhar. É difícil até mesmo limpar a tela.
Outro probleminha, as vezes mesmo com brilho automático desativado, dá para notar o brilho oscilar (de vez em quando até a cor). Já vi relatos disso acontecer em outros tablets, como o Lenovo Thinkpad. Ou é culpa dos drivers da Intel ou do Windows mesmo.
Curiosidade: A tela de 10.8″, IPS LCD é da Samsung!

Software e desempenho

O Dell Venue 11 Pro veio com o Windows 10 (10240). Passei poucos dias com essa versão, mas com ela tive problemas com o touchpad. Os gestos não funcionavam sempre, até mesmo o de rolagem. Depois do update de novembro (build 10586) e de um reset, a experiência foi bem melhor. O touchpad parecia outro. Não sei foi a reinstalação dos drivers ou a atualização do Windows (novamente a mesma duvida). Mas como a atualização já foi liberada, irei ignorar todos os problemas da versão anterior do Windows, já que a atualização corrigiu vários problemas, mas ainda tem alguns que me deixam enfurecidos. Na verdade, trata-se do Windows ficar mais maduro em tablets.

Algumas notas:

  • O teclado é muito bacana, mas sinto que as sugestões do Windows Phone são melhores e o swipe também faz falta. Além de alguns botões “opcionais” não serem tão organizados como do Windows Phone.
  • Por que o teclado em programas Win32 não tem sugestões nem corretor automático?
  • Para aparecer o menu de contexto nos aplicativos, precisa pressionar, certo? Bem, no WP você pressiona por 3 segundos (ou é 2?), e pronto. O menu de contexto aparece. No Windows, tem como controlar o tempo que você precisa pressionar, e isso seria ótimo, se o menu de contexto funcionasse da mesma forma em todos os lugares. Em alguns apps como Email, Mensagens, Filmes e TV, Gravador de Som funciona como no WP. No Edge, Fotos, OneNote, Pesquisa e alguns outros, o resultado é diferente. Você pressiona, aparece um quadradinho. O quadradinho significa que você já pode “soltar” o dedo para ver o menu de contexto. Se você desativar nas configurações o “quadradinho”, você fica sem ver quando pode soltar o dedo para ver o menu de contexto. Para entender mais, clique aqui.
  • A pesquisa universal do Windows 8.1 em tela cheia, faz falta.
  • A lista de apps poderia ser em tela cheia, e não apenas no canto quando estiver no modo tablet.
  • Suporte a categorias, data de instalação na lista de apps seria ótimo.
  • Falta um aplicativo universal do OneDrive.
  • Falta um gerenciador de arquivos universal. Windows 8.1 tinha um dentro do OneDrive!
  • O Dell Venue 11 Pro te dá 20GB de bônus no Dropbox.

O desempenho do tablet é muito bom. Aplicativos abrem rápido, a renderização de vídeos no Adobe Premiere também é rápida. Em jogos pesados como Battlefield 3, você vai precisar colocar os gráficos no low (e diminuir a resolução) para rodar de forma decente. Jogos da loja rodam sem engasgos, mas os mais pesados (como Modern Combat) farão o tablet esquentar se você jogar por muito tempo. Eu digo isso, pois com uso comum, o tablet simplesmente não esquenta.

Você pode conferir alguns gameplays no meu Xbox Live, RuggedMyMusics e no meu Twitter.
No SunSpider, um benchmark que analisa a engine Javascript do navegador e que basicamente significa que quanto menor, melhor e que o o carregamento de páginas será mais rápido, os resultados foram positivos. Se mostrou superior ao iPad Pro. No Geekbench, infelizmente não.

Screenshot (64)

Bateria

Está aí algo que não deixa a desejar. Coloquei o primeiro episódio de The Flash, que tem 44 minutos no Netflix. Quando coloquei a bateria estava com 98%, quando terminou o episódio a bateria estava em 89%. Brilho em 30% (acredite, é o suficiente). Com o teclado o resultado melhora em 50%.
O tempo de carregamento é mediano. Ele estava com 06%, às 19h49, chegou a 100% às 22h25 – sem o teclado. É possível carregar o teclado separadamente também.
Funciona da seguinte forma: o Windows consome primeiro a bateria do teclado, para depois consumir a do tablet.

Câmera e áudio

Vou ser direto. A câmera traseira não é ruim, mas o foco é simplesmente horrível, o que prejudica totalmente o uso da mesma. Às vezes, demora cerca de 10 segundos para focar (isso SE focar). A câmera frontal no aplicativo do Windows, não é sempre que funciona. Quando tu tenta usar a frontal, o app volta para a traseira automaticamente. Isso acontece eventualmente, mas apenas no app de câmera nativo do Windows. Eu considero a câmera frontal mais importante que a traseira em um tablet (confira um sample aqui). A frontal poderia ser melhor, mas estranhamente as fabricantes dão mais atenção para a câmera traseira.
Os microfones também funcionam bem e tem boa qualidade, uma boa notícia para quem gosta de vídeo-chamadas.

Os alto-falantes também são excelentes. Volume alto, com agudos bem melhores que graves, mas nada que não possa ser resolvido com o equalizador nativo.

A experiência como hibrido

Criei esta categoria pois acredito que híbridos terão muita história para contar ainda.
O Dell Venue 11 Pro não decepciona como hibrido, mas pode deixar a desejar pelo peso e espessura. O teclado da Dell vem com bateria, e por causa disso pesa 900 gramas, o tablet pesa 733 gramas (!), totalizando 1.6kg. O tablet tem 10.75mm, e o teclado? Praticamente a mesma profundidade, totalizando 20mm. Em uma comparação, o Surface 3 tem 621 gramas e 8.7mm. O teclado tem 265 gramas e 4.9mm de espessura. Totalizando 886 gramas, metade do peso do Venue 11 Pro, e a profundidade de ambos juntos, de 13mm! Quase a metade também. Não irei comparar com o Surface Pro 4 pois seria injusto.
Basicamente, só aconselho você comprar este hibrido se você realmente quer (ou precisa) de uma bateria mais parruda e/ou quer jogar, pois com o teclado a autonomia pode chegar a 15 horas de uso.
O teclado é ótimo, o touchpad depois da atualização está “bacana” (poderia ser maior, mas entendo), mas a inclinação deixa a desejar.

Veja na foto abaixo, o máximo que ele fica:

inclinado

Eu, normalmente, prefiro que laptops fiquem bem mais inclinados e isso foi um ponto muito negativo.

Tem alguma duvida sobre o dispositivo? Deixe sua pergunta abaixo que tentarei respondê-la. :)

 

 

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/dell-venue-11-pro-um-hibrido-pesadinho/feed/ 0
O que há de novo no Windows 10 Fall Update (1511) http://www.wincentral.com.br/2015/11/o-que-ha-de-novo-no-windows-10-fall-update-1511/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/o-que-ha-de-novo-no-windows-10-fall-update-1511/#comments Thu, 12 Nov 2015 17:08:57 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3242 Poucos meses após o lançamento do Windows 10, a Microsoft lança sua primeira “grande” atualização. Você provavelmente não vai notar nenhuma novidade bombástica, mas o conjunto de funções novas (além de correções e melhorias de desempenho), farão o sistema ficar mais polido.

Novos aplicativos

Novos aplicativos universais, como o de Mensagens, Telefone e Video do Skype permitem trocar mensagens, realizar ligações e fazer vídeo-chamadas do Skype. Uma função interessante é que você poderá achar pessoas na sua lista de contatos que utilizam o Skype com o novo aplicativo de Mensagens.
Há também o aplicativo Sway, excelente para contar histórias e criar alguns tipos de apresentações. 

Cortana

  • A Cortana no Windows 10 recebeu algumas melhorias. Está disponível na Índia, Canadá e Austrália (Insiders receberão em dezembro no Brasil). 
  • Agora é possível criar lembretes desenhando na tela se você possui um tablet com suporte a caneta. 

Screenshot (6)

  • A Cortana agora identifica quando você não está usando o laptop ou tablet, para economizar energia e prolongar a duração da bateria. E sim, realmente funciona. Aqui o consumo está muito melhor que a versão anterior (10240). Para ativar, basta ir nas configurações de energia em Configurações.
CTQRgTlXIAA8u-E CTQTBi2WIAA_O_v
  • Se você possui Windows 10 Mobile, agora é possível enviar mensagens de texto pela Cortana usando o tablet ou o computador. A Cortana também lhe avisará sobre ligações perdidas. É necessário usar a mesma conta Microsoft em ambos os dispositivos.
  • A Cortana agora aprende os seus hábitos de pesquisa para fornecer pesquisas mais relevantes.
  • Agora é informado quais aplicativos se integram com a Cortana.
  • Cortana funciona com contas locais.

Modo tablet

  • Agora é possível fechar aplicativos arrastando-os para baixo — pela multitarefa.
  • Quando você estiver com dois aplicativos abertos lado a lado, e abrir um novo, o Windows perguntará se quer substituir um deles, ou abrir em tela cheia.
  • Agora você pode ir na multitarefa e arrastar o aplicativo se quiser colocar o aplicativo em cada canto.
  • Melhorias no menu de contexto.
  • Correções de bugs e transição mais suave ao sair ou entrar no modo tablet.

Tela Inicial

  • Agora aplicativos modernos podem ter jump lists, e as mesmas funcionam nas tiles.Screenshot (8)

Microsoft Edge

  • Agora é possível usar o “Ask Cortana” em documentos PDF.
  • Melhorias de desempenho na hora de criar “notas” em páginas.
  • Melhorias de desempenho, estabilidade e redução no consumo de memória durante a navegação.
  • Agora é possível espelhar fotos, vídeos e músicas via Miracast ou DLNA.
  • Melhorias no HTML5/CSS/Javascript, que você provavelmente não quer saber.
  • Menu de configurações mais organizado.
  • Agora é possível sincronizar a lista de leitura e favoritos entre dispositivos (além de senha, que já funcionava anteriormente).
  • Pressionar o botão do scroll no Edge abre uma nova janela.
  • Agora é possível salvar vídeos em HTML5 (se o site permitir), além de alterar a velocidade do mesmo.
  • Pré-visualização de uma aba ao passar o cursor do mouse em cima.
  • Melhorias na exibição de documentos PDF.
  • melhorias

Personalização e design

  • Agora você pode fixar mais uma tile média.
  • Screenshot (7)
  • Menu de contexto aprimorado pelo sistema e aplicativos em geral.
  • Aplicativos modernos agora tem animações para abrir.
  • A barra de título dos aplicativos modernos agora acompanha a cor do aplicativo (não ficando branca, e mudando de cor logo em seguida).
  • Agora é possível deixar a barra de título colorida, como era nas versões anteriores do Windows. snap
  • Novos ícones, inclusive o do Regedit.
  • Programas em Win32 agora podem ter sua própria cor.
  • Retoques visuais no iniciar.

Melhorias gerais

  • Agora é possível criar uma maquina virtual no Hyper-V, e criar outra dentro… e assim vai.
  • O Windows agora comprime programas em Win32 (os “normais”) antes de jogá-los em disco, isso resulta em melhorias na multitarefa e menos gargalo de desempenho quando estiver com “memória cheia”.
  • O Windows 10 agora pode ser ativado com as chaves de ativação do Windows 7, 8 e 8.1.
  • Mais opções de privacidade nas configurações.
  • Agora é possível fixar até 2048 tiles (anteriormente, 512).
  • A instalação e atualização de aplicativos está mais rápida.
  • Windows Spotlight (que troca de wallpaper automaticamente baseado em seus gostos) agora funciona no Windows 10 Pro , Enterprise e Education (anteriormente disponível apenas no Windows 10 Home).
  • Agora é possível ver o changelog de atualizações.
  • Agora é possível salvar mapas offline e apps em uma mídia removível.
  • A opção Find My Device, disponível anteriormente apenas no Windows Phone, agora funciona em laptops e tablets com GPS.find
  • Opção para ser notificado sobre problemas com dispositivos USB como mídias removíveis.
  • Suporte ao Intel Speed Shift, que melhora o desempenho de forma drástica em processadores Skylake.
  • Melhorias de desempenho na API de “desenho” do Windows 10. Aplicativos como OneNote, Microsoft Edge, Fresh Paint (e outros) que utilizam essa API, tem desempenho melhorado tanto para canetas, quanto para touch de forma substancial. O “delay” será muito menor, principalmente com canetas.
  • Agora ao ajustar o tamanho de uma janela, no modo snap, a outra janela se reajusta automaticamente.
]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/o-que-ha-de-novo-no-windows-10-fall-update-1511/feed/ 5
Microsoft libera “Windows 10” para Xbox One http://www.wincentral.com.br/2015/11/microsoft-libera-windows-10-para-xbox-one/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/microsoft-libera-windows-10-para-xbox-one/#comments Thu, 12 Nov 2015 08:43:02 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3289 A Microsoft liberou ao Xbox One, o “New Xbox One Experience“, também chamado de NXOE, ou apenas… Windows 10. A atualização traz inúmeras novidades ao sistema, como você pode conferir aqui, mas o mais importante, é a retrocompatibilidade. Com a atualização você poderá jogar aquele seus jogos antigos do Xbox 360, mas que você ainda ama.

A atualização já está disponível, se ainda não apareceu para você, tente reiniciar o Xbox ou esperar um pouco, pois pode demorar até seja liberado para todos.

Para mais informações sobre a retrocompatibilidade, clique aqui.

 

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/microsoft-libera-windows-10-para-xbox-one/feed/ 1
Saiba tudo sobre a retrocompatibilidade de jogos do Xbox 360 no Xbox One http://www.wincentral.com.br/2015/11/saiba-tudo-sobre-a-retrocompatibilidade-de-jogos-do-xbox-360-no-xbox-one/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/saiba-tudo-sobre-a-retrocompatibilidade-de-jogos-do-xbox-360-no-xbox-one/#comments Thu, 12 Nov 2015 08:42:15 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3291 A Microsoft liberou o Windows 10 para o Xbox One às 06h00 da manhã de hoje mas a retrocompatibilidade chegará apenas às 06h00 da tarde. Graças a retrocompatibilidade, o Xbox One tem seu maior acervo da história. Inicialmente, serão 104 jogos, mas a cada mês novos jogos estarão disponíveis. O processo é bem simples, se você quiser saber mais, veja aqui.

Confira os 104 jogos iniciais que estarão disponíveis:

A Kingdom for Keflings
A World of Keflings
Alien Hominid HD
Assassin’s Creed II
Asteroids & Deluxe
Banjo Kazooie®: Nuts & Bolts
Banjo-Kazooie®
Banjo-Tooie®
BattleBlock Theater
Bejeweled 2
Bellator: MMA Onslaught
Beyond Good & Evil HD
Blood of the Werewolf
BloodRayne: Betrayal
Borderlands
Call of Juarez® Gunslinger
Castle Crashers
CastleStorm
Centipede & Millipede
Condemned: Criminal Origins
Crazy Taxi™
Deadliest Warrior: Legends
Defense Grid: The Awakening
DiRT 3
DiRT Showdown
Discs of Tron
Doom
Doom II
Dungeon Siege III
Earthworm Jim HD
Fable II
Fallout 3
Feeding Frenzy
Feeding Frenzy 2: Shipwreck Showdown
Gears of War
Gears of War 2
Gears of War 3
Gears of War: Judgment
Golden Axe™
Halo: Spartan Assault
Hardwood Backgammon®
Hardwood Hearts®
Hardwood Spades®
Heavy Weapon
Hexic HD
Ikaruga
Jetpac Refuelled
Joy Ride Turbo
Just Cause 2
Kameo™: Elements of Power
LEGO Pirates of the Caribbean: The Video Game
LEGO Star Wars: The Complete Saga
Lode Runner™
LUMINES LIVE!
Mass Effect™
Metal Slug 3
Metal Slug XX
Might & Magic Clash of Heroes™
Mirror’s Edge™
Missile Command
Monday Night Combat
Monkey Island: Special Edition
Monkey Island 2: Special Edition
Ms. Splosion Man™
Mutant Blobs Attack!!!
N+
NBA JAM: On Fire Edition
NiGHTS into dreams…
Operation Flashpoint™: Dragon Rising
Pac-Man: Championship Edition™
Pac-Man: Championship Edition DX+
Perfect Dark
Perfect Dark Zero
Phantom Breaker:Battle Grounds
Pinball FX™
Plants vs. Zombies
Prince of Persia
Putty Squad
Rayman 3 HD
R-Type Dimensions™
Sacred Citadel
Sega Vintage Collection: Alex Kidd & Co.
Sega Vintage Collection: Golden Axe
Sega Vintage Collection: Monster World
Sega Vintage Collection: Streets of Rage
Shadow Complex
Sonic CD
Sonic The Hedgehog
Sonic The Hedgehog 2
Sonic The Hedgehog 3
Super Meat Boy
Supreme Commander 2
Tom Clancy’s RainbowSix Vegas
Tom Clancy’s RainbowSix Vegas 2
South Park: The Stick of Truth™
Torchlight
Toy Soldiers
Toy Soldiers: Cold War
Tron: Evolution
Ugly Americans: Apocalypsegeddon
Viva Piñata
Viva Piñata: Trouble In Paradise
Wolfenstein 3D
Zuma

 

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/saiba-tudo-sobre-a-retrocompatibilidade-de-jogos-do-xbox-360-no-xbox-one/feed/ 0
Projeto Astoria ressurge como “Windows Bridge for Android” http://www.wincentral.com.br/2015/11/projeto-astoria-ressurge-como-windows-bridge-for-android/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/projeto-astoria-ressurge-como-windows-bridge-for-android/#comments Fri, 06 Nov 2015 13:05:39 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3237 Depois de um grande alvoroço causado pela possibilidade de dispositivos Windows 10 Mobile rodarem aplicações Android e iOS por meio de uma ferramenta vazada na internet, a Microsoft resolveu retirar o subsistema Android das últimas builds do Insider Preview. E nunca mais se ouviu falar em aplicativos Android no Windows 10 Mobile.

Até que esta manhã entra no ar um site mostrando detalhes de um programa developer preview para um projeto chamado “Windows Bridges for Android”, que é nada mais nada menos que o projeto Astoria sob um novo nome. Esse beta é fechado para um grupo seleto de usuários, que podem se inscrever se obtiverem interesse na plataforma. Outra razão pra esse beta ser fechado é para que os engenheiros possam fornecer um apoio adequado para aqueles no programa. A medida que eles forem recebendo feedback e melhorando o serviço, o Windows Bridge for Android vai sendo expandido para mais usuários desenvolvedores. Muito melhor que uma ferramenta vazada na internet onde qualquer pessoa com um APK pode colocar no seu telefone. Com essa restrição, teremos mais controle e segurança com o que fazem com nosso sistema tão querido.

Se você quiser saber mais detalhes, ou até tentar concorrer a uma “vaga” nesse programa Developer Preview, acesse aqui.

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/projeto-astoria-ressurge-como-windows-bridge-for-android/feed/ 2
[Exclusivo] Windows 10 Redstone poderá trazer “Modo TV” http://www.wincentral.com.br/2015/11/exclusivo-windows-10-redstone-podera-trazer-modo-tv/ http://www.wincentral.com.br/2015/11/exclusivo-windows-10-redstone-podera-trazer-modo-tv/#comments Fri, 06 Nov 2015 07:43:45 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3232 Noticiamos aqui, dia 16 de agosto de 2014 – o Continuum. Ainda sem nome na época, noticiamos com exclusividade como o Windows 10 iria se adaptar dependendo da forma que você queria usar o dispositivo, entre elas estava a função Modo TV, que não chegou a tempo no Threshold (como você já deve ter notado). Mas essa semana tive novas informações sobre a função, inclusive duas formas de uso.

App Companion

O primeiro funcionaria de forma mais simples. O “aplicativo pai” seria espelhado para TV (interface totalmente adaptada para TVs, ainda sim Universal) e um aplicativo no celular seria usado para gerenciar o “aplicativo pai”. Ainda não se sabe se o desenvolvedor que terá que criar o App Companion que gerencia o “aplicativo pai”, ou se haverá um aplicativo da própria Microsoft, um Hub que gerenciaria os aplicativos compatíveis. Também é especulado uma ampla compatibilidade com dispositivos já existentes.

Modo TV

O Modo TV funcionará de forma super semelhante ao Modo PC, do Continuum. Funcionará apenas nos dispositivos com Continuum (atualmente, Lumia 950, 950 XL e Acer Jade Primo), funcionará tanto via miracast (sem fio), quanto via USB-C. Ainda não se sabe se um cabo USB-C > HDMI será vendido, ou se terá que comprar o Dock do Continuum que a Microsoft anunciou mês passado em seu evento. A interface será super semelhante ao do Xbox One, também cogita a possibilidade da Microsoft lançar um controle parecido com o do Xbox One com suporte ao Modo TV, pois o mesmo será compatível com os jogos universais.
Você poderá jogar na TV, enquanto conversa com seus amigos no celular, já que o Continuum cria uma outra “tela”, permitindo usar apps no monitor e no celular, ao mesmo tempo.

Windows 10 Redstone

Ainda não se sabe qual das duas funções chegará,  já que a Microsoft cogita lançar apenas o Modo TV, mas o primeiro é bem mais simples e a compatibilidade com dispositivos torna-o atraente para a Microsoft.
Segundo nossa fonte, a Microsoft fará uma apresentação e demonstrará o Windows 10 Redstone no final de março, versão final será disponibilizada em maio até julho, não tendo um mês definido ainda. Essa atualização, seria apenas o Redstone Release 1, o Redstone Release 2 chegará no final do ano. Obviamente, versão preview será disponibilizada com antecedência aos insiders, no início do ano que vêm se tudo ocorrer como planejado. Não se sabe em qual release, cada função chegará. Tudo vai depender do desenvolvimento do mesmo.
Atualmente a Microsoft já trabalha em compatibilidade, otimizações no Kernel, melhorias de desempenho, além de novas APIs — A Microsoft tem uma equipe dedicada trabalhando no Redstone atualmente.

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/11/exclusivo-windows-10-redstone-podera-trazer-modo-tv/feed/ 0
Faça aplicativos universais para Windows 10 com o novo Windows App Studio http://www.wincentral.com.br/2015/10/faca-aplicativos-universais-para-windows-10-com-o-novo-windows-app-studio/ http://www.wincentral.com.br/2015/10/faca-aplicativos-universais-para-windows-10-com-o-novo-windows-app-studio/#comments Fri, 30 Oct 2015 22:13:27 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3225 Já falamos sobre o App Studio anteriormente por aqui. Mas se você ainda não conhece, aqui vai uma pequena apresentação. É um site que contém uma ferramenta que permite que qualquer pessoa monte uma aplicação universal do Windows 10, sem precisar digitar nenhuma linha de código. O site reúne templates e estilos predefinidos, bastando apenas o usuário entrar com os dados para povoar o app.

 

O bom é que essa ferramenta foi atualizada, trazendo diversas novidades e a possibilidade de publicação do app feito nela na Loja do Windows, dependendo de uma conta de desenvolvedor da Microsoft, é claro.

app

No editor agora podemos ter um preview do aplicativo em tela cheia, assim podemos ver como o aplicativo está sem precisar instalá-lo no dispositivo. O menu hambúrguer é mais personalizável, permitindo que cada item da lista tenha um ícone. Estou fazendo uma nova versão do app MeuÔnibus PE por essa ferramenta. É um guia de terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Ele já é universal. Se quiser baixá-lo, use a appbox abaixo.

WP-Appbox: MeuÔnibus PE (Free, Windows Store) →

Para saber mais sobre o Windows App Studio, acesse appstudio.windows.com

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/10/faca-aplicativos-universais-para-windows-10-com-o-novo-windows-app-studio/feed/ 0
Editorial – Uma reflexão sobre Android, Windows 10 e concorrência. http://www.wincentral.com.br/2015/10/editorial-uma-reflexao-sobre-android-windows-10-e-concorrencia/ http://www.wincentral.com.br/2015/10/editorial-uma-reflexao-sobre-android-windows-10-e-concorrencia/#comments Sun, 25 Oct 2015 00:36:30 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3215 Nessa semana fomos surpreendidos novamente por um rumor que deixou muita gente encafifada. Microsoft estaria preparando terreno para abandonar o Windows 10 em smartphones e passar a trabalhar com Android. E várias evidências apontariam para essa possibilidade, que são:

  • Investimento na Cyanogen, um sistema operacional baseado no Android só que sem a dependência dos serviços Google, que terá como consequência a pré-instalação de serviços Microsoft no sistema em questão;
  • A chegada de praticamente todos os serviços da empresa para o sistema da Google, incluindo a Cortana, o que deixou muita gente encafifada também;
  • (Pasmem) O fato dos novos dispositivos móveis apresentados no evento do começo do mês  (Lumia 950 e 950XL) terem botões virtuais ao invés de capacitivos, o que facilitaria a utilização de um sistema com botões virtuais diferentes (tipo um triângulo, um círculo e um quadrado)
Pois bem, deixe-me comentar sobre esses rumores que, em minha opinião, são sem nenhum fundamento, pior do que o argumento do maior hater da Microsoft existente no universo.
Pensar num abandono do Windows 10 Mobile pela Microsoft nesse momento seria no mínimo loucura, já que a empresa trabalhou arduamente e por vários anos para construir esse ecossistema integrado que finalmente tomou coragem de lançar, meio que aos poucos, ao grande público. Onde estaria a integração da Cortana, que no Windows 10 Mobile está profundamente atrelada ao sistema? Os aplicativos universais funcionariam no computador, no tablet, no Xbox e no celular… não? Investir num sistema com suporte aos apps de Android mas sem os serviços da Google não seria má ideia. Mas esse sistema já existe, e não falo do Cyanogen. É o Windows 10 Mobile.
A chegada de serviços importantes da MS ao Android é algo que já falei anteriormente, mas não dói nada citar novamente: Essa ação faz parte da nova filosofia de mercado da Microsoft, “ir até o seu usuário, onde quer que ele esteja”. Diferente de uma certa empresa que começa com Go e termina com Ogle, que deseja que o usuário utilize os dispositivos que ela suporta. Ela dá duas opções ao usuário: Ou você usa o Android ou você usa o iOS. “Sim, mas e pra Windows Phone?” “te vira”. Mesmo assim, o melhor sistema para usar os serviços da Microsoft é o Windows. A experiência é similar nos três sistemas, sem essa de “No sistema A ou B é melhor que no Windows”. O Office Mobile mesmo é um exemplo, a nova versão permite que o usuário crie e edite documentos de forma gratuita, desde que se use um dispositivo menor que 10 polegadas.
Quanto ao argumento dos botões virtuais… Essa foi boa viu? Mas… não. Não teremos Lumias com Android. Nunca.
Então é isso. Essa é minha opinião sobre os boatos que ocorreram essa semana. Se não concorda, que bom! Forme a sua opinião, mas não se baseie em qualquer site que diz qualquer coisa sobre Windows.
]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/10/editorial-uma-reflexao-sobre-android-windows-10-e-concorrencia/feed/ 16
Está na hora da Microsoft acordar http://www.wincentral.com.br/2015/10/esta-na-hora-da-microsoft-acordar/ http://www.wincentral.com.br/2015/10/esta-na-hora-da-microsoft-acordar/#comments Thu, 22 Oct 2015 23:27:51 +0000 http://www.wincentral.com.br/?p=3199

“Seja ousado, criativo. Faça algo especial.”

Hoje tivemos uma péssima notícia, como detalhei anteriormente. E como amo editoriais, obviamente não iria perder a oportunidade.

Irei até ignorar a queda de receita do Surface, pois queda de receita nem sempre significa queda nas vendas. Mas a situação do Windows Phone é um pouco mais complicada. Teve queda na receita, queda nas vendas. E muito disso por culpa da própria Nokia/Microsoft. Desde 2013 sem phablet top de linha, e há quase dois anos sem sucessor para o Lumia 930. E ainda sem sucessor para o Lumia 830. Enquanto isso, há rumores sobre o Lumia 650 (com um processador incrível sqn, Snapdragon 210). E eles continuam a cometer o mesmo erro, novamente. Erros que a Microsoft ainda não se tocou. É possível sobreviver vendendo bem apenas nos EUA, é possível sobreviver vendendo bem apenas na China. Mas não possível sobreviver vendendo mal nos dois países. Não adianta o WP ir bem na Europa e alguns países emergentes na America Latina, mas ir totalmente mal nessas duas potências mundiais. Índia também é um país super importante, e lá a situação ainda não é tão péssima como nestes dois países mencionados.

O problema nos EUA, é bem mais grave que na China. Há uma exclusividade infeliz de Lumias nas operadoras. Lumia Icon (930), só era vendido na Verizon. Se fosse de outra operadora, e quisesse o Lumia Icon, teria que mudar de operadora. Agora pense, usuários comuns já estranham o Windows Phone, Microsoft realmente pensa que vão trocar de operadora apenas para usar o Windows Phone? E para piorar, Lumia Icon e Lumia 1520 não são mais vendidos desde o ano passado nos EUA. Lumia 640 recentemente deixou de ser vendido pela T-Mobile.

Agora o Lumia 950 será vendido apenas na AT&T e na Loja da Microsoft. Lumia 950 XL apenas na Loja da Microsoft. Mas isso não significa o fim dos problemas. Nos EUA é super comum a compra direto com a operadora. Até por quê, cerca de 80% das pessoas nos EUA utilizam planos pós-pagos. Só está trocando basicamente uma operadora por outra, não solucionando o problema: os Lumia 950 e 950 XL deveriam ser disponibilizados em todas as operadoras dos EUA. Samsung, Apple e outras fabricantes fazem isso. Quer vender apenas pela Loja, igual a Google faz com os Nexus? Não há problema algum, contanto que faça o smartphone ser compatível com todas as bandas e frequências das operadoras no país (Nexus é, e continua sendo vendido apenas pelo Loja do Google). Pois é, Lumia 950 e 950 XL não são compatíveis com a Verizon, T-Mobile, Sprint.

Daí você está falando, “há, mas eles lançaram alguns smartphones de entrada”. Smartphones de entrada não atraem atenção para a plataforma. E sem falar que o marketing ultimamente está sendo péssimo. Quando foi a última vez que você viu propaganda do Lumia 640 na TV? E quantas vezes você viu? Agora pergunte a si mesmo quando foi a última vez, e quantas vezes você viu a propaganda do iPhone 6. Aliás, nem era uma propaganda, era uma campanha “Se não é um iPhone, não é um iPhone”, com vários comerciais.

A Microsoft está precisando de uma campanha para promover o Lumia 950, e espero que sinceramente dessa vez eles invistam em marketing pesado. Dinheiro não falta para a Microsoft. Para quem queria comprar a SalesForce por 55 bilhões de dólares, investir em marketing é pouco comparado a toda essa grana. E mesmo que o Windows 10 Mobile não tenha diferencial suficiente (minha opinião) contra o Android e iPhone, propaganda é a alma do negócio. Não precisa ter diferencial suficiente, você só precisa fazer as pessoas acreditarem que existe diferencial suficiente.

Está na hora da Microsoft acordar, investir sem medo. E como diz a própria propaganda da Microsoft sobre o Surface Book,  “seja ousado, criativo, faça algo especial”. Bem, preste atenção no seu próprio comercial, Microsoft.

]]>
http://www.wincentral.com.br/2015/10/esta-na-hora-da-microsoft-acordar/feed/ 1