Opinião: Pra quê tanto pessimismo?

By -

Recentemente tenho andado pelos fóruns da comunidade Windows. Comentários e comentários relacionados as últimas notícias me deixaram um tanto intrigado e incomodado a fazer este artigo. Eles se concentram nos seguintes fatos:
Cortana não chegará ao Brasil em 2015

A assistente pessoal do Windows 10 ainda não está pronta para falar o idioma PT-BR, e o time de desenvolvimento resolveu adiar o lançamento pros Insiders para depois da virada do ano (ou exatamente na virada do ano, segundo alguns otimistas).

O Windows 10 Mobile não será mais disponibilizado para dispositivos usando o Windows Phone 8.1 neste ano

Assim como a Cortana, o Windows 10 Mobile esperará mais um pouco para ser lançado “oficialmente”. Fontes afirmam que haverá mais um adiamento, ficando para o início de 2016.

 

Os comentários nessas postagens são muito, muito pessimistas. Pessoas dizendo que estão super decepcionadas com a Microsoft, dizendo que a empresa é incompetente e não cumprem prazos. Alguns vão mais além, dizendo que trocarão/já trocaram de telefone por causa desses fatos. Mas a situação está tão ruim assim? Eu particularmente não acho.

A Microsoft não deu um prazo exato, não deu um dia específico para o lançamento nem da Cortana, nem do Windows 10 Mobile. Mencionaram o mês de Dezembro, mas não deram o dia exato. E esse prazo foi adiado, e pode ser que haja motivos plausíveis pra isso.

Deduzo que o principal deles é que o mês de Dezembro é muito corrido, e normalmente as empresas dão férias aos funcionários a partir desse mês. Reforço minha tese com base no post que Gabriel Aul fez no blog do Windows, falando sobre o lançamento da build 10586.36 para o Windows 10 Mobile: Ele afirma que não haverá mais lançamentos de builds para o Windows 10 por causa do recesso que eles estão entrando, inclusive o próprio Aul sairá de férias por esses dias.

Ficar extremamente chateado com a Microsoft perante esses fatos é um tanto exagerado. Todos merecem um descanso, até os programadores da Microsoft. Eu não gostaria de ser forçado a trabalhar nas festas de fim de ano, sendo privado de curtir minha família, meus amigos, por causa de ninguém. Você provavelmente não gostaria também, certo? Então. O descanso é merecido. Tivemos muitas coisas esse ano, o Windows 10 PC, todas aquelas builds para o Windows 10 Mobile, os Lumias 950 e XL, Surface Pro 4 e Surface Book, HoloLens… Chega, certo?

2016 será um grande ano para todos nós. E ele já está chegando! Estamos no dia 18 de Dezembro. Façam que nem a Microsoft – deem férias a si mesmos, deixem um pouco essa preocupação desenfreada de lado, vão curtir a família, amigos.

Quanto aqueles usuários que estão tão, tão, mas tão descontentes que ameaçam mudar de plataforma, pensem bem. Se já conhecem a plataforma “alvo”, já sabem o que ela tem de oferecer, e se segundo suas opiniões, ela é melhor que o Windows, mudem logo! Ficar ameaçando não acrescenta em nada. Aconselho desbravar novas possibilidades em suas vidas, tentar algo novo. E se não gostarem, o Windows 10 está ai, aberto pra quem quiser voltar a usar. Mas que fique bem claro, que da mesma forma que tudo pode piorar, pode também, quem sabe, melhorar! Com o lançamento oficial do Windows 10 Mobile muita coisa boa pode vir. Novos dispositivos, novos aplicativos, as bridges que poderão trazer apps famosos pra plataforma (amém, eu creio xessus).

Outro conselho, antes de terminar: Sejam mais positivos! Positividade atrai positividade. Ficar procrastinando por ai, só se lamentando, na sofrência, faz mal até pra saúde. Quem tá afobado pra usar o Windows 10 Mobile antes do lançamento oficial, pode fazer: o sistema está em fase final de desenvolvimento, verdadeiramente em estado de Preview for Developers (lembram?). Bugs virão, mas nada muito grave. Positividade é a chave que abre as mais variadas portas, em variadas áreas da vida. Falo isso por experiência própria: por algumas complicações, tive que dar um tempo na faculdade. De quebra, meu único PC, onde faço meus trabalhos de programação, deixa de funcionar. No início foi muito difícil pra mim, eu ficava lamentando por ai, triste e cabisbaixo. Mas estando naquele estado, nada acontecia! Só piorava! Daí tomei uma atitude: Fui atrás do que queria, hoje consegui um emprego e posso voltar à faculdade com o meu salário. Tudo isso melhorou por causa da positividade e otimismo que comecei a praticar. Faça o mesmo você também!

Feliz natal e Feliz Ano Novo!

😉

  • https://www.facebook.com/AndersonLucianoFotografia Anderson Luciano

    A questão não é ”pessimismo”. A Microsoft prometeu tal prazo [que já havia sido adiado outras vezes]. Como clientes, temos sim o direito de ficarmos frustrados, afinal, ela é uma prestadora de serviço. Menos puxa-saquismo amigo, a empresa do tio Bill vacilou em ficar prometendo um prazo que não poderia cumprir. Se ”no final do ano, os funcionários merecem descansar”, foi erro deles de logística em não prever esses detalhes [até um zé ninguém como eu poderia pensar nisso, por que uma empresa multi-milionária não? Não existe equipe de logística pra isso?] Devemos sim mostrar nossa indignação com tanto adiamento, pois o mínimo que o cliente merece é respeito. Não troco Windows Phone pelo simples fato de já ter investido muito dinheiro nele [comprei muitos apps na loja], e gosto da qualidade da câmera [algo fundamental pra mim como fotógrafo], mas confesso que não defendo ou recomendo mais o sistema como fazia antes. Fiz muitos amigos e parentes aderirem ao Windows Phone por acreditar no potencial, mas com esses deslizes, fica difícil defender.

    • Leonardo Thomaz

      Mais uma vez: Não foram estipulados prazos! A MS errou em ter estipulado um sem ter a certeza que iria cumprir. Mas isso não faz dela a pior empresa do mundo e desse o motivo pra tanta sofrencia. Serio, toda vez que dou uma olhada nas postagens de vocês, me sinto num show do Pablo. :v

    • Jack Silsan

      A maioria esmagadora dos usuários só quer saber de WhatsApp e Facebook. Tem gente que nem sabe que terá o próprio Lumia atualizado. Pra esses usuários, o Windows Phone, fluído e sem travamentos constantes, está mais do que ótimo!

  • Yury Maurício

    Né vei, também concordo. Nós usuários do windows já esperamos tanto. Já estamos acostumados a esperar. Porque não esperar mais um bocadinho? kkkk

  • Jack Silsan

    Achei que as suas justificativas seriam mais técnicas (sim, eu sabia que este artigo de opinião estava sendo preparado).

    Pois lá vai: estou de boa com a Denim no meu 730, praticamente sem problemas. O único porém é não poder usar o Aeries 2. Minha esposa então, pfff, nem sabia que o Lumia 630 dela seria atualizado – eu que avisei. Pra ela, que é o tipo de usuária mais comum (aquela que usa só Facebook e WhatsApp), o sistema está ótimo.
    Agora imaginem quem tem até hoje um Lumia 920 desde DOIS MIL E DOZE: sim, está melhor ainda. Não se acham muitos smartphones dessa época que serão atualizados em 2016.