[Exclusivo] Windows 10 Redstone poderá trazer “Modo TV”

By -

Noticiamos aqui, dia 16 de agosto de 2014 – o Continuum. Ainda sem nome na época, noticiamos com exclusividade como o Windows 10 iria se adaptar dependendo da forma que você queria usar o dispositivo, entre elas estava a função Modo TV, que não chegou a tempo no Threshold (como você já deve ter notado). Mas essa semana tive novas informações sobre a função, inclusive duas formas de uso.

App Companion

O primeiro funcionaria de forma mais simples. O “aplicativo pai” seria espelhado para TV (interface totalmente adaptada para TVs, ainda sim Universal) e um aplicativo no celular seria usado para gerenciar o “aplicativo pai”. Ainda não se sabe se o desenvolvedor que terá que criar o App Companion que gerencia o “aplicativo pai”, ou se haverá um aplicativo da própria Microsoft, um Hub que gerenciaria os aplicativos compatíveis. Também é especulado uma ampla compatibilidade com dispositivos já existentes.

Modo TV

O Modo TV funcionará de forma super semelhante ao Modo PC, do Continuum. Funcionará apenas nos dispositivos com Continuum (atualmente, Lumia 950, 950 XL e Acer Jade Primo), funcionará tanto via miracast (sem fio), quanto via USB-C. Ainda não se sabe se um cabo USB-C > HDMI será vendido, ou se terá que comprar o Dock do Continuum que a Microsoft anunciou mês passado em seu evento. A interface será super semelhante ao do Xbox One, também cogita a possibilidade da Microsoft lançar um controle parecido com o do Xbox One com suporte ao Modo TV, pois o mesmo será compatível com os jogos universais.
Você poderá jogar na TV, enquanto conversa com seus amigos no celular, já que o Continuum cria uma outra “tela”, permitindo usar apps no monitor e no celular, ao mesmo tempo.

Windows 10 Redstone

Ainda não se sabe qual das duas funções chegará,  já que a Microsoft cogita lançar apenas o Modo TV, mas o primeiro é bem mais simples e a compatibilidade com dispositivos torna-o atraente para a Microsoft.
Segundo nossa fonte, a Microsoft fará uma apresentação e demonstrará o Windows 10 Redstone no final de março, versão final será disponibilizada em maio até julho, não tendo um mês definido ainda. Essa atualização, seria apenas o Redstone Release 1, o Redstone Release 2 chegará no final do ano. Obviamente, versão preview será disponibilizada com antecedência aos insiders, no início do ano que vêm se tudo ocorrer como planejado. Não se sabe em qual release, cada função chegará. Tudo vai depender do desenvolvimento do mesmo.
Atualmente a Microsoft já trabalha em compatibilidade, otimizações no Kernel, melhorias de desempenho, além de novas APIs — A Microsoft tem uma equipe dedicada trabalhando no Redstone atualmente.

Vitor Mikaelson