Windows 10 – Da build 9841 a 10130: O que mudou

By -

O Windows 10 foi anunciado em outubro de 2014 e um programa de testes foi lançado, o Windows Insider Program. Este programa permite que usuários comuns que tenham certo nível de conhecimento em sistemas operacionais tenham acesso a versões em desenvolvimento do sistema, chamados “Technical Preview” e posteriormente “Insider Preview”. Durante esse tempo presenciamos algo mágico: A cada lançamento de builds vimos o sistema evoluir e se modificar, ao gosto dos usuários cadastrados no Insider. Com a aproximação da data de lançamento da versão final do sistema, neste post especial vamos olhar um pouco para trás e vamos perceber o que NÓS fizemos, já que essas mudanças fomos nós mesmos que sugerimos.

Área de Trabalho

A área de trabalho do Windows 10 teve como sua alteração mais notável a adição de uma barra de pesquisa e a possibilidade de criação de múltiplos espaços de trabalho a partir dela. Ícones novos foram introduzidos, e graças ao feedback de muitos usuários, eles tiveram melhorias.

Central de notificações

A central de notificações foi uma das grandes melhorias introduzidas no Windows 10. Evoluiu poucas vezes mas obteve melhorias consideráveis. De um mero histórico de pushs, a uma central completa com direito até a ações rápidas como temos no Windows Phone 8.1.

Menu Iniciar

Dito por muitos como “O grande atrativo do sistema Windows”, o menu iniciar passou por mudanças interessantes. Inicialmente, o menu poderia ser utilizado tanto do modo novo – na área de trabalho – quanto da mesma forma que era no Windows 8.1. Porém havia um logoff de usuário entre esses dois modos, o que era um pouco incômodo. Nas builds posteriores fomos apresentados a um novo menu, totalmente redesenhado, e com a capacidade de assumir uma forma “tela cheia” sem precisar fazer logoff na máquina. E agora, nas builds mais recentes, o botão de mudança para tela cheia sai e uma opção é adicionada ao app de Configurações. Por um lado é bom que essa opção esteja no painel de controle pois evita que se fique mudando constantemente, o ruim é que há pessoas – como o redator dessa matéria – que são muito indecisas quanto a escolha de opções: Perguntas como “Escolho tela cheia ou no desktop?” , “Barra de tarefas com transparência ou sem transparência?”, entre outros.

Cortana

 

A “única assistente pessoal realmente pessoal” surgiu no Windows 10 pela primeira vez na build 9901, aquela que foi vazada com diversas novidades que já temos hoje. Ganhou mais personalidade e alguns recursos inéditos no desktop, como o “Hey Cortana”.

Bônus: MSN Clima

Outros aplicativos mudaram pouco no sistema, mas um merece destaque: O aplicativo de Clima, que em recente atualização ganhou uma melhoria visual estonteante. Vejamos como ele era em builds anteriores.

Atualmente, o aplicativo de Clima tem em sua tela inicial um visual espetacular: Com o plano de fundo com efeito de parallax, de acordo com as condições climáticas de sua região a imagem muda. Por exemplo: Quando está chovendo, o app se apresenta com uma leve animação de gotas de chuva caindo. Essas mudanças também se aplicam a hora do dia. A noite podemos ver um fundo mais escuro e estrelas no céu se o tempo está aberto. Tudo indica que não é uma mera imagem: Role a página suavemente e preste atenção nos detalhes: Nuvens, estrelas ou gotas de chuva acompanham suavemente a rolagem. Perfeito.

Viram só? Nós ajudamos a fazer todas essas mudanças. Ao que tudo indica, o Insider Program continuará mesmo com a chegada da versão final do Windows 10. E continuaremos a fazer desse o melhor sistema Windows já lançado. #SejaInsider

  • Jack Silsan

    Sensacional a evolução e muito bom o artigo. Só corrija o “incomodante”. Na verdade é “incômodo”

  • Breno Blazute

    Acho que faltou colocar que na build 9926 teve a nova loja unificada

    • Leonardo Thomaz

      Justamente – a loja unificada apenas teve mudanças sutis através das builds, por isso não foi citada no artigo.