Compilação 10080 do Windows 10 Mobile preview – primeiras impressões

By -

Uma nova versão de testes do Windows 10 Mobile foi liberada ontem para os participantes do programa de testes Windows Insider. Dessa vez ela vem com grandes novidades e um grande salto no quesito qualidade. Instalamos o sistema em um Lumia 630 e detalharemos aqui nossas primeiras impressões.

Olá, Loja Beta

wp_ss_20150515_0001

A compilação 10080 é a primeira a vir com a Loja Beta nos celulares. Neles poderemos instalar lançamentos exclusivos para o Windows 10 como o Music Preview, o Vídeo Preview e os aplicativos do Office Touch Preview, além do aplicativo Xbox. A pesquisa está mais refinada, e além de filtrarmos os resultados entre aplicativos e jogos, também podemos pesquisar por filmes e séries de TV dentro da Loja. Seria um concorrente direto a grandes serviços de mídia sob demanda como Netflix.

wp_ss_20150515_0002

Olá, Office Touch

wp_ss_20150515_0003

Os novos aplicativos do Office não vem instalados junto com o sistema, sendo necessário baixa-los pela Loja Beta. Mas a experiência com eles é satisfatória. É possível criar e editar documentos do Word, Excel e PowerPoint pelos novos apps.

wp_ss_20150515_0004

O salvamento automático no OneDrive elimina a preocupação de ter que salvar o documento toda vez que o usuário faz alguma edição. Diferente da versão desktop, Os aplicativos do Office não trazem a tradicional interface de abas chamada “ribbon”. O menu Arquivo foi incluído no tão amado (e odiado) botão hambúrguer, e os controles de edição foram parar na barra de opções, no rodapé da página, acessível tocando no ícone de três pontos.

wp_ss_20150514_0012[1]

Olá, Music Preview e Video Preview

wp_ss_20150515_0006[1]

Os apps de Música e Vídeo do Windows 10 parecem ser uma versão um pouco mais aprimorada das versões instaladas no PC. A interface do Música lembra de longe o Spotify e até o Play Music da Google, mas a Microsoft se preocupou em dar seu toque pessoal ao design do tocador. A experiência é estonteante, super organizado e fácil de manusear. O aplicativo de Vídeo foi simplificado e agora permite a navegação por pastas.

Outras novidades

O Insider hub agora é acessível, com a possibilidade de visualizar notícias e seu progresso como Insider. As opções de personalização citadas anteriormente foram confirmadas: Agora poderemos escolher se queremos o papel de parede através das tiles ou na tela inteira, como também o nível de transparência dos blocos. Os blocos tem um espaço menor entre eles, fazendo com que a imagem de fundo ganhe maior destaque quando o papel de parede está configurado para aparecer neles. O teclado do sistema ganhou algumas melhorias, como a possibilidade de mudar o idioma apenas deslizando o dedo sobre a barra de espaço. Uma mudança muito bem vinda para quem confundia o botão de idiomas com a barra de espaço ou com o botão de símbolos. A interface de atualizações do sistema ganhou nova roupagem, igual a versão encontrada nos PCs.

Sobre bugs e desempenho

O Windows 10 Mobile está ficando mais consolidado. Nesta build podemos perceber que, pelo menos no dispositivo que foi testado, a fluidez e rapidez do sistema estão destacadas. Nas builds anteriores o aparelho esquentava além do normal em tarefas simples, e até em modo de espera, apenas com o visor ligado. Esse sobreaquecimento sumiu totalmente, a bateria está descarregando quase normalmente. Enfim, a build 10080 está dando a forma final ao Windows 10 Mobile. Comparado a build anterior, a 10080 parece uma Lamborghini sendo comparada a um Fusca.

Lembramos que a experiência pode variar de dispositivo para dispositivo, e aparelhos adicionados recentemente a lista de modelos compatíveis como o L930 e 640XL podem sofrer com bugs sérios. Recomendamos ainda assim instalar o preview num dispositivo secundário, que não seja de uso diário, e que o feedback é importantíssimo para que o sistema melhore. Se ocorrer algum bug além desses citados acima ou na lista de erros conhecidos da Microsoft, #SejaInsider, reporte no Windows Feedback.

Para baixar o preview você precisa ter instalado em seu dispositivo o aplicativo Windows Insider, disponível na Loja do Windows Phone. Para participar do programa de testes Windows Insider basta acessar este site.

  • Michel

    Na Build anterior que eu havia instalado, não era possivel ouvir aúdios no whatsapp. Será que nessa build foi corrigido esse erro?

    • Eduardo Fenerich

      dizem que continua a mesma coisa

      • http://wincentral.com.br Vitor Mikaelson

        Foi corrigido, mas tem que dar play duas vezes.