Este é o Windows 10 para Smartphones

By -

 

O grande dia chegou, e ninguém esperava. Ele está aqui, entre nós: A primeira preview do Windows 10 para Smartphones. Eu estou testando ele neste momento, e vou compartilhar com vocês minhas primeiras impressões.

Visual

Tela inicial

wp_ss_20150212_0006

A tela inicial do Windows 10 foi o grande destaque para essa atualização. Agora podemos por imagem no fundo da tela, substituindo o tradicional preto/branco. Nessa primeira build não é possível controlar o nível de transparência das tiles, o que dificulta um pouco a visualização de algumas imagens de fundo, dependendo da cor de destaque escolhida.

Lista de apps

wp_ss_20150212_0007

A lista de apps mostra os apps recém instalados, o que facilita caso o usuário queira fixar os últimos apps instalados na tela inicial. Uma coisa me incomodou nessa lista de apps: O fundo é transparente, mas a transparência dele é minima, e ao voltar de um app para a tela inicial, esse fundo escuro aparece rapidamente na tela, indo para a direita.

Novos apps

Configurações

wp_ss_20150212_0010

O aplicativo de configurações recebeu um up no visual, reorganizado em categorias. Uma mudança muito bem vinda. Mas nota-se que as fontes estão muito pequenas em alguns menus, o que dificulta na visualização. A maioria dos subitens do app possuem a interface de Windows Phone 8.1.

Fotos

wp_ss_20150213_0001

O app de Fotos também recebeu as mesmas funções de sua versão para desktop. Aqui há apenas o rolo de fotos organizado por data (mais recente-mais antigo). Fotos Online (do OneDrive) e Offline aparecem.

wp_ss_20150213_0003wp_ss_20150213_0002

Alarmes e Calculadora também estão idênticos aos apps encontrados na build 9926. Esses são os únicos apps universais presentes nessa primeira build para smartphones. As tiles do Calendário e do Pessoas receberam alterações sutis. O dia da semana aparece com mais destaque no app de Calendário, já o app Pessoas parece que é o único que suporta os novos tamanhos 4×4 e 2×4.

Teclado e Central de Notificações

wp_ss_20150212_0013

O teclado do Windows 10 traz agora dois elementos a mais em sua estrutura. Um é um círculo que fica localizado entre as letras Z e X, que funciona como um pequeno “joystick” que permite mover o cursor de texto. O outro elemento é um ícone de microfone, que transforma o que se diz em texto. Nessa preview o recurso fala-para-texto funciona apenas se o usuário escolher o teclado inglês americano.

wp_ss_20150212_0016wp_ss_20150212_0012

Nossa central de notificações ganhou mais atalhos e agora, se algum app gera uma notificação com texto grande, podemos expandir essa notificação, permitindo ver mais linhas do texto ao invés de apenas uma. Até agora não consegui responder notificações usando a central ou a própria notificação. Pode ser que esse recurso seja liberado pra mais apps, quando a API do Windows 10 ser liberada para os desenvolvedores (talvez em abril na conferência BUILD).

Explorador de Arquivos

Recebemos um gerenciador de arquivos nativo, um pouco diferente do aplicativo “Arquivos”, que tinha que ser baixado pela loja. Com um ícone bem familiar, o novo explorador permite navegar pelas pastas do telefone e do cartão SD. É possível mover, copiar e excluir arquivos e pastas. Ainda não há possibilidade de navegar pelas pastas do sistema.

Instabilidade(Coisa normal)

Sinceramente, esperava mais bugs no meu lumia. Fico feliz por não ser “agraciado” por tal instabilidade. Bugs existem, mas de forma discreta. Aparentemente, eles tiraram todas as telas “carregando” e “retomando” do sistema e colocaram uma simples tela preta (ou em alguns casos uma tela com sua cor de destaque). Sempre que tiver algum erro ou mal funcionamento, o melhor a se fazer é reportar via Windows Feedback.

No mais, a preview do Windows 10 para smartphones está cumprindo o que promete: Dar o gostinho de que um grande sistema está chegando. Novidades foram mostradas, mas ainda não são todas. Lembro que esse sistema está em versão preliminar, não está completo ainda, portanto estamos sujeitos a tudo. Fiquem ligados em nosso site. Qualquer coisa estamos de plantão para trazer as novidades pra vocês.