Microsoft deixa escapar TRÊS novas builds do Windows 10, mas você não pode baixá-las

By -

Na noite desta terça-feira (27) a Microsoft liberou um hotfix para o Windows 10 Pro Technical Preview, que visa corrigir alguns bugs que a build 9926 trouxe. Até aí tudo bem, afinal a Microsoft está empenhada no desenvolvimento do sistema operacional. Mas este hotfix trouxe um bônus (se é que dá pra chamar assim).

Insiders mais atentos que verificaram o Windows Update nesta quarta (28) notaram que o mesmo estava oferecendo uma nova build. Os usuários que estavam no canal “lento” viram a build 9931, enquanto aqueles no canal “rápido” receberam viram a build 9932. Curiosamente, eu “recebi” a build 9933.

Como você deve imaginar pela identificação das builds, elas não estão disponíveis para download. O Windows Update retorna o erro 0x80246017, relacionado a permissões de acesso. Estas builds só estão disponíveis para funcionários internos da Microsoft.

Algo semelhante ocorreu meses atrás, quando alguns usuários descobriram uma chave do Registro que mudava o “galho” de atualizações antes mesmo de existir uma opção do tipo. E o mesmo erro era retornado pelo Windows Update. Mas desta vez a maior parte dos usuários viu estas builds, e dá pra imaginar que poucos mexeram no registro (ou mesmo sabem que a chave existe).

Então por que o Windows Update está mostrando estas builds? Gabe Aul, “cabeça” do Windows 10, tem a resposta:

É, você está certo, o hotfix expôs as builds. Não mude o “galho” senão você pode perder a próxima build.”

O hotfix mexeu na chave do Registro e mudou o “galho” de atualizações, fazendo o Windows Update se perder e oferecer builds restritas por engano. Uma atualização será liberada nos próximos dias para corrigir este bug. A recomendação é não mexer no Registro e sim aguardar esta atualização.

Será que tem build nova a caminho? Só nos resta esperar pra ver.

 

Colaborou com o artigo: Wanderson de Souza Ferreira