Carta às pessoas que querem comprar um Windows Phone – Por um usuário de Windows Phone

By -

Sempre que estiverem pensando na possibilidade de comprar um dispositivo Lumia ou qualquer aparelho que rode Windows Phone, meu conselho é: Ouça alguém que já tem um Windows Phone. Como vocês devem saber (ou não), ir direto na loja para comprar um WP não é das melhores ideias. Pois, na maioria das vezes, o vendedor vai lhe desencorajar a comprar. Argumentos são muitos, como “não tem Play Store”, “o WhatsApp dele é pago”, “não tem Instagram oficial, o dele é beta”, chegam até a dizer que “o Windows Phone só tem aplicativos pagos”.

Se no início disse que é bom ouvir uma pessoa que já tem um Windows Phone, cá estou eu para contar minha experiência. Tenho um dispositivo Microsoft desde maio de 2014. Comecei com um Lumia 520. Um dispositivo de entrada e muito popular. Estava louco para ter um Windows Phone, e a oportunidade chegou inesperadamente. Como eu nunca havia possuído um smartphone ainda, ao manusear o WP pela primeira vez pensei: “Meu Deus, não sei pra onde vou”. Mas com o tempo, e explorando muito, consegui aprender a usar. Hoje estou com o Lumia 630 Dual SIM, outro aparelho de entrada, porém um pouco mais poderoso. Com base na experiência com esses dois telefones, vou esclarecer pra vocês agora alguns mitos e verdades sobre o Windows Phone, baseado na minha experiência.

 

1. “O Windows Phone não tem aplicativos”

Esse ponto eu deixei para responder primeiro pois é o que mais falam. Isso era verdade em 2010, quando o Windows Phone 7 chegou ao mercado. Ai então com alguns meses a Loja foi preenchida de? Isso mesmo, aplicativos! Com o passar dos anos, a Loja ganhou sim muitos títulos, porém com a grande concorrência a variedade é um pouco escassa, mas se tem aplicativos tem sim. Eu digo que a Loja reúne o que se precisa, não é que nem na Play Store que tem inúmeros aplicativos que fazem a mesma coisa.

 

2. “O Bluetooth do Windows Phone só funciona com outro aparelho Windows Phone”

Isso também era um deslize do Windows Phone 7. Hoje em dia consigo passar qualquer coisa via Bluetooth até pra um Galaxy Y.

 

3. “O Windows Phone é um sistema cheio de quadrados, é confuso de se mexer”

A tela inicial do Windows Phone é algo muito diferente do que se está acostumado, muito diferente de telas iniciais de Android e iOS. Mas não se preocupe, você pode reunir na sua tela inicial o que você quiser. Os blocos da tela inicial podem mostrar informações relevantes dos apps, não fica resumido apenas a contar quantas notificações tem. Esses blocos eu digo que é a junção do ícone com o widget (pequenos aplicativos que se fixa na tela inicial dos Androids que mostram informações de aplicativos).
Sobre ser difícil de manusear, varia muito de usuário para usuário. Quando se compra um Windows Phone, você tem que perceber que é um mundo diferente, mas que com um pouco de adaptação você consegue uma boa experiência.

 

4. “Windows Phone não tem personalização”

Muita gente abre mão do Windows Phone só por que não dá para colocar temas diferentes que nem o Android. Eu particularmente acho isso desnecessário, transformar a tela do celular num carro alegórico com efeitos e transições espalhafatosas, brilho, lantejoulas e purpurina é supérfluo, além de prejudicar o desempenho de certos aparelhos.

O design do Windows Phone permite personalização sim, dá pra colocar a foto que quiser como fundo dos blocos, alguns aplicativos fazem estilos diferentes pra esses blocos, possibilitando vários tipos de? Sim, personalização. Vale lembrar que o Windows Phone permite mais personalização que o iPhone, que fica limitado a apenas mudar o plano de fundo e reorganizar os ícones dos aplicativos.

 

5. Sobre o Instagram, WhatsApp e outros aplicativos populares

Os vendedores em sua maioria adoram dizer que “WhatsApp é ruim, ou é pago”, “Não tem Instagram oficial, o dele é beta” e outras coisas. O Instagram do Windows Phone é sim beta, tem suas limitações, mas funciona. E tem uma alternativa melhor que o Instagram oficial: 6tag, do Rudy Hyun. Uso esse aplicativo como meu cliente Instagram e ele funciona muito bem. O WhatsApp já está à altura dos concorrentes, e a cada atualização é adicionada uma funcionalidade.

 

6. “Windows Phone não é Android”

Um ponto que é óbvio, mas que não significa algo ruim. Sobre ser um outro sistema muita coisa é diferente. Os serviços da Google por exemplo, não tem clientes oficiais no Windows Phone pela rivalidade da gigante das pesquisas com a Microsoft. O WP é visto por eles como uma ameaça. Isso é percebido e eles não precisam falar nada: Apenas o fato de aplicativos como Gmail, YouTube, Hangouts e outros não existirem no Windows Phone indica uma certa resistência. Mas volto a dizer: Isso não é ruim, os serviços equivalentes da Microsoft OneDrive, Outlook, OneNote e Office estão presentes nativamente na plataforma e funcionam bem. Há clientes equivalentes do YouTube, Gmail e até Hangouts que cumprem bem seu papel. Nas novas atualizações do sistema o Internet Explorer otimiza versões móveis de sites como Twitter, Facebook, Gmail e outros para que eles pareçam aplicativos, virando meio que um “emulador de apps”.

 

No mais, se você está pretendendo comprar um Windows Phone, vale a pena. Se você quer uma experiência nova, um mundo diferente e cheio de inovações, vá em frente. Mas se você não é aberto a mudanças, demora a se adaptar a algo novo e tem medo de tentar algo diferente, digo pra você continuar onde está. Hoje digo que o Windows Phone supre as minhas necessidades, e cumpre bem seu papel.

Obrigado por ler esta experiência, espero ter esclarecido qualquer dúvida.

  • Rafael

    Curti! :) Eu também penso o mesmo. Vou continuar com WP mesmo em meus futuros aparelhos (que já serão Win10. rs)

    • Leonardo Thomaz

      Obrigado! Vejo esperança no Windows Phone, apesar de algumas escorregadas. Normal pra um sistema que tá começando (a ganhar mercado).

  • Space

    Parabéns pelo site! Aproveito para divulgar meu blog para Windows Phonéfilos —> http://www.windowsphonedoctor.com . Apareçam quando quiserem! Abraços, S.

  • Rubens Mateus Padoveze

    vou testar com um 635, mal posso esperar ele chegar!
    E espero o windows 10 deixa rainha com mais pé de igualdade com a Apple!

  • Bruno Silva

    Total arrependimento de comprar um Lumia, windows phone é uma gambiarra, muito inferior ao ios e ao android.