[Review] O Lumia 830 é tudo isso mesmo?

By -

Lançado por R$1,199, o Lumia 830 vem com o Snapdragon 400, 1gb RAM e tela de 5 pol (720p), GPU Adreno 305 e com uma câmera de 10MP com estabilização óptica de imagem e uma frontal de 0.9mp (HD).
Após duas semanas de uso, confira o que achei do aparelho

15162889441_29e17d8872_z

Design

O Lumia 830 é elegante e provavelmente uns dos Lumias mais bonitos já feitos. Uma mistura de Lumia 925, 930 e 1520 com de bordas de alumínio bem retas. Pensei que o aparelho seria desconfortável na mão e no bolso, mas por incrível que pareça não foi, mesmo tendo uma tela de 5 polegadas. A parte traseira é removível e é de policarbonato. O preto que pegamos, era fosco e não deixa marcas facilmente. Tive problemas para colocar a parte traseira pois é bem chatinho de encaixar. Você precisa ir encaixando do fundo (perto do auto-falante) até em cima e apertando dos lados. É pior que uma tupperware. Mas como não é sempre que devemos retirar, isso não deve incomodar ninguém. O Lumia 830 parece bem firme na mão, e não escorrega facilmente. Isto deve ser pelo tipo do policarbonato fosco utilizado. É meio emborrachado e diferente dos Lumias anteriores. A sua câmera é mais para enfeite. Não chega nem perto da tampa de boeiro amável do Lumia 1020. No Lumia 830 temos botões capacitivos físicos em vez de virtuais, mas tenho que ressaltar que os botões são muito sensíveis (ao toque), e praticamente sempre eu voltava para a tela inicial ou entrava na pesquisa/Cortana mesmo sem querer.

14979302668_894de17214_z

 

Tela

O Lumia 830 tem uma tela de 5” com resolução HD (1280×720) e tela IPS LCD Clearblack. A resolução “não cheira nem fede”. A nitidez é simplesmente boa, mas nada espetacular; você não vai ver os pixels, mas também não vai ver aquela nitidez de telas em alta resolução como do Lumia 930 ou 730. As cores são péssimas. O azul do aplicativo do Facebook por exemplo, era muito claro. No momento que peguei no Lumia 830 reparei nisso. Logo tive que ir no aplicativo da Microsoft e ajustar as cores. E olha que vim de um Lumia 720 (que vai fazer quase dois anos que foi lançado) que também tem tela IPS LCD com Clearblack. Enquanto as cores são bem fracas, o preto não decepciona mesmo sendo uma tela de IPS LCD, são bem profundos. Os ângulos do Lumia 830 é bem fraco. Uma inclinada de leve e as cores desbotavam, ficavam amareladas e perdiam a originalidade. Como no Lumia 830 você tem opções avançadas de Brilho que só estão disponíveis no Lumia 1520 e aparelhos de nova geração, você pode deixar o brilho no máximo. Nos nossos testes, a tela se mostrou eficiente em um dia de sol forte e deu para enxergar tranquilamente. No brilho, o Lumia 830 não decepciona.

animals

 

Software e desempenho

O Lumia 830 vem com a última versão de sistema disponível. O Windows Phone 8.1 Update (mas ainda sem aquela atualização que libera o Toggle do Economia de Bateria) e com a Lumia Denim. O que podemos notar de novo na Denim? Por enquanto, apenas som de alta qualidade por Bluetooth (aptX). O Lumia Camera com as novidades anunciadas na IFA ainda não foi atualizado então não podemos aproveitar as capacidades máximas da câmera (leia sobre isso mais abaixo). Ou seja, os complementos da Nokia Microsoft você nem irá perceber.

O Lumia 830 oferece um excelente desempenho, até mesmo em jogos. Testamos desde Flappy Bird a GTA San Andreas, e todos rodaram muito bem. GTA San Andreas rodou bem com gráficos no alto e resolução 25%. O único jogo que notamos queda de frame foi em Six Guns. O resto jogos como Dead Earth, Asphalt, Spider-Man Unlimited entre outros rodaram liso. Inclusive, você pode usar a multitarefa e jogar sem ver um retomando… Mas seria bom se ele tivesse um Snapdragon 600 ou 2 GB de RAM apenas para se diferenciar do Lumia 730.

A abertura de aplicativos é rápida pelo hardware que temos (um Snapdragon 400 e 1 GB de RAM). Você pode alternar entre aplicativos sem precisar se preocupar se ele será suspenso (retomando…). Tudo funciona muito bem. Em nosso testes, contudo, tivemos algumas problemas de congelamento. Quando ouvi cerca de 30 minutos de música no Spotify ou MixRadio o celular simplesmente congelava e reiniciava. Às vezes, até sem mexer ele reiniciava, até mesmo olhando para a tela inicial. Notamos em vários grupos do Facebook sobre Windows Phone que este problema também acontece no Lumia 730 e não apenas 830, então resta-nos esperar uma atualização.

Fizemos alguns testes de desempenho. Um no Antutu e outro no Sunspider que mede a velocidade de processamento JavaScript em páginas da internet (isso resume se o carregamento de páginas é lento ou rápido, quanto menor – melhor).

Verifique os resultados abaixo:

bench

Bateria

A bateria do Lumia 830 talvez seja uns dos pontos mais positivos. É um celular que você pode ter um uso forte o dia todo e ao final do dia a bateria vai estar a cerca de 30%. Sabemos que a maioria dos Lumias de alto escalação (com exceção do 1520) tem problemas com bateria. Lumia 820, 920, 925, 930, 1020 todos tinham baterias que você tinha que controlar bem o uso ou levar um carregador portátil a fim de ficar com peso no bolso.

O GSMArena fez um teste completo, confira abaixo:

gsmarena_001-bateria

 

Câmera e áudio

A câmera do Lumia 830 é muito boa, isto é fato. A  estabilização óptica de imagem é inferior do Lumia 930, 1020 e outros high-ends já lançados pela antiga Nokia, no entanto. Suas fotos podem sair tremidas se você não for firme com as mãos. O Lumia 830 vem com botão dedicado à câmera com dois estágios, o que deve ajudar na hora de capturar fotos rapidamente. Em termos técnicos, o Lumia 830 possui 10MP (quanto utilizado em fotos 4:3), mas  o seu sensor não é muito grande (1/3.4″, o mesmo do Lumia 720, 730 e 2520) e com uma abertura não muito alta (F/2.2) ou seja, não vai entrar muita iluminação. Para isso, o software deixa um tempo de exposição mais elevado para compensar com ajuda do estabilizador e o ISO alto. Na Denim, houve melhorias no pós-processamento de imagens em fotos com pouca luz. Então mesmo o ISO estando meio alto a qualidade fica bacana. As cores são meios vivas, mas não chega a extrapolar como acontecia com Lumias com o WP8.0.1 (Portico). Cores são reais, mas agradáveis e boas para editar. Até mesmo à noite você deve obter cores reais e com bons níveis de cores.

A câmera frontal não é boa como a do Lumia 930, 925, 920 e 720 (nem citei o Lumia 730 pois seria jogo sujo), mas também não é péssima como a do Lumia 820 e 630 (ba dum tss).

Confira algumas fotos que capturei:

Clique no álbum para visualizar em alta resolução e verificar o EXIF. Algumas fotos foram tiradas no modo manual com o Lumia Camera

Em vídeos, o Lumia 830 se mostrou muito eficiente de dia. De noite o resultado foi desastroso. Ou seja, se você for filmar à noite, o Lumia 730/735 seria uma escolha memlhor. Isso provavelmente é por causa do sensor pequeno e abertura não tão alta. Os microfones (três) são de boa qualidade e filmam em 5.1. Com a tecnologia Dolby, até mesmo escutá-los é uma delícia. Você pode ativar a opção surround, equalizador excelente entre outras funções. O chipset de áudio utilizado no Lumia 830 arranca elogios facilmente e pode ser considerado o melhor ponto do review. Mesmo com um headset não tão chique, a qualidade é excelente.

 

Notas

  • O Lumia 830 leva 2h20m para carregar de 20% a 100% com seu carregador padrão;
  • O Lumia 830 tem 16 GB internos, e conta com entrada para cartão SD de 128 GB (!). Você pode instalar aplicativos normalmente no cartão SD;
  • A tela do Lumia 830 não suja fácil nem junta muitas impressões digitais;
  • O duplo-toque para acordar é impreciso. Algumas vezes não funciona;
  • A Glance (tela de espera) está aqui, mas o sensor de proximidade do Lumia 830 na Glance parecia bem fraco. Em ligações, funcionou muito bem. Ou seja, é um problema da Glance e não do sensor;
  • Lumia 830 conta com o SensorCore. Com ele você pode ativar o Motion Data, que acompanha seus passos o tempo todo – literalmente – e depois abrir o Bing Saúde e Bem-Estar e ver seus passos, traçar sua dieta, etc;
  • Também temos os aplicativos comuns da Nokia no aparelho como o HERE Drive+ e HERE Maps e o da Microsoft, MixRadio;
  • Curiosamente, o Lumia 830 vem com o aplicativo App Folder, sendo que a GDR1 já conta com esta opção. Eu fiquei abismado.

 

Como não temos uma câmera profissional à disposição, as fotos foram capturadas pelo Karth.

CONCLUSÃO
  • Design10
  • Tela6
  • Desempenho 8
  • Hardware7
  • Câmera9
  • Áudio10
O Lumia 830 é tudo isso mesmo? 7.1

Isso vai depender do seu uso. O Lumia 830 não tem Custo x Benefício algum se me permite falar. Chegou por uma bagatela de RS$1,199 reais com uma tela apenas em HD, um processador datado já que é usado até mesmo no Lumia 630. O diferencial aqui fica por conta apenas da tela de 5 pol, os 16gb internos e se você quer filmagens com áudios excelentes além do áudio e Glance. Esquecendo isto, o Lumia 730 seria uma escolha ideal para muitas pessoas e custa a metade. Você vai ter uma tela OLED no Lumia 730, mas com tela menor de apenas 4.7. O Lumia 730 vem com apenas 8gb internos mas com capacidade de expansão de até 128gb também. Semana que vem você verá uma comparação entre ambos aqui no WinCentral e por que o Lumia 730 fará mais sucesso que o Lumia 830.

Vitor Mikaelson

  • Angelo Almeida

    Vamos la!Boa noite!

    Na parte onde você diz “Em vídeos, o Lumia 830 se mostrou muito eficiente de dia. De noite o resultado foi destraso. (O que que é destraso??) Ou seja, se você for filmar à noite, o Lumia 730/735 seria uma escolha
    melhor. Isso provavelmente é por causa do sensor pequeno e abertura não tão alta.”
    Isso é uma inverdade haja visto que ambos (730 e 830) tem mesmo tamanho de sensor óptico que você mesmo disse no parágrafo anterior: “…mas o seu sensor não é muito grande (1/3.4″, o mesmo do Lumia 720, 730 e 2520) e com uma abertura não muito alta (F/2.2) ou seja, não vai entrar muita iluminação.” E também a especificação está no site da Nokia afim de comparação.
    Cuidado ao usar a palavra “provavelmente” pois se torna tendencioso. Se não tem certeza não escreva.

    Outro ponto que não concordo é as comparações que insistem em fazer do Lumia 730 e do Lumia 830, São para públicos diferentes!!. O Lumia 730 é indiscutível em seu custo-benefício (olha a forma correta de escrever!) e por seu apelo aos “Selfie Makers”.

    Porém, o L830 é para quem quer qualidade maior de áudio, câmera traseira com tecnologia PureView+Carl Zeiss com sistema ótico de 6 lentes e tem acabamento Premium de Top de linha. Um aparelho para quem não quer gastar uma fortuna com Top de linha mas gostaria de algumas características dos “High-End’s”.

    Não tenha dúvida se fosse um Snapdragon 600 + 2GB de RAM seria muito justo pelo preço até concordo, mas o Hardware+WP8.1 entrega um excelente resultado final, embora datado foi uma escolha fundamental para não tornar seu custo perto do que seria o do L930. Além do mais quem conhece a Linha Snapdragon sabe que mesmo sendo o 400, ele é econômico e ótimo desempenho o que justifica o bom desempenho de bateria e a boa escolha da tela de 720p de boa qualidade IPS Clear Black.

    OLED e IPS é questão de gosto. Sim as telas OLED gastam menos bateria é verdade, mas porque no Lumia 930 a bateria dura menos que o esperado? Resultado de Tela FullHD+Hardware+bateria com pouca capacidade.
    Você naturalmente gosta mais de cores saturadas. É Gosto! Falar que o L830 têm cores opacas, é mais uma vez análise tendenciosa. O Preço do Lumia 830 no momento que você escreveu essa análise já está beirando os R$ 999,00 ou menos dependendo da loja. Se você têm sua opinião sobre o Lumia 730 pontue mas não seja tendencioso. Deixe o leitor tirar a conclusão dele.

    Essas foram minhas críticas construtivas ao seu iniciante blog, porque assim como você também sou amante da tecnologia e trabalho com isso além da área de marketing. Jamais se pode comparar produtos de um
    mesmo “Line-UP” mesmo porque eles atendem a públicos específicos.

    Uma
    boa Sorte!

    • http://wincentral.com.br Vitor Mikaelson

      No caso, seria desastroso. Corrigido já, obrigado.
      E exatamente por isso. Ele tem o mesmo tamanho do sensor, mas a abertura do Lumia 720 é maior. De f/1.9 vs f/2.2 do Lumia 830. No caso, eu fiz vários testes aqui (pois tenho um Lumia 720) e até mesmo em fotos quando usados a mesma configuração manual, as fotos do 720 ficavam mais claras. Ou seja: entra mais luz no 720/730 do que no 830.
      Fui filmar a rua em casa e só dava para ver as luzes dos postes praticamente, enquanto que no Lumia 720 dava para ver a rua mesmo que com ruído.
      E como eu disse, o desempenho do Lumia 830 foi ótimo, mas não há como negar: ele tem o mesmo hardware de um celular que custa a metade do preço literalmente. Ou seja, ele tem o MESMO desempenho de um celular que custa metade. Quando poderia ter um hardware melhor e desempenho melhor. A Microsoft poderia muito bem colocar um Snapdragon 600 OU 2gb. Repare bem no ou, pois se colocasse ambos, iria afetar muito as vendas do Lumia 930. E exatamente por isso que não sugeri no review que a Microsoft colocasse uma câmera frontal de 5mp no 830.
      E quanto ao preço do Lumia 830, o do 730 já abaixou também. No momento, está R$594 na Loja Nokia (isso por que ele foi lançado depois do Lumia 730). Lembrando que se você ler fóruns estrangeiros, verá que a reclamação sobre o preço do Lumia 830 não foi só minha. Em todo o mundo o preço dele é meio elevado pelo hardware .
      Lembrando que a Microsoft vem fazendo um ótimo trabalho em trazer aparelhos sem muita diferença dos preços europeus.
      E só para notar, eu prefiro telas IPS LCD, pois gosto de cores bem reais. Odeio telas AMOLED e afins. Mas acredite, estava muito fraco as cores. O azul do Facebook estava “ciano” e não “azul”.
      E eu não critiquei as telas IPS LCD, eu critiquei a tela dele especificamente. Acredito que a Microsoft ou Nokia ou quem que estaria na construção do projeto teve que economizar em algo, e economizou no painel LCD do Lumia 830. Poderiam ter colocado um painel LCD melhor.

      Mas enfim, acredito que a Microsoft/Nokia fez a mesma coisa que na geração passada com o Lumia 820 e Lumia 720. Ambos brigando entre si, mesmo que para você seja de públicos diferentes, eu não chego a pensar nisso. Ambos são para quem quer um Windows Phone.

  • Sandro

    Qual é o chipset de audio do L830? Queria essa informação.

    Obrigado

  • bruno s

    Poxa amigo. Eu deveria ser esperto. Tenho lumia 830.
    Queria que ele rodasse bem nos jogos, ou seja, TUDO LISO. Tudo bem…

    Investiram tanto na câmera, que para mim poderia ser mediana e boa e investir + no hardware p/ jogos.

    Já que as notas do desempenho e hardware está entre 7 e 8. Posso ficar feliz.
    É recente que estou com ele.

    • Allan Henrique

      nao entendi, ele roda tudo liso ou não?

      • bruno s

        Roda jogos sem problemas, vai ver que umas vez eu vi a tela travar por alguns segundos o jogo Asphalt 8. Acho que foi duas vezes… O jogo pede o hardware de 512 megabyte de ram como requisito, o lumia tem 1 giga de ram. Então tem certos jogos que pede o requisito de 1 giga, o site fala que é melhor aquele o top de linha de 2 giga de ram. Eu ja testei o jogo de 1 giga de ram, e vi o gráfico, ficou lento. Hoje ainda continuo jogando Asphalt 8 e outras jogos legais e leves.

      • bruno s

        Ou seja, jogo pesado, pode nem rodar liso, aquele que pede o requisito de 1 giga.
        Se o jogo é de 512 megabyte de ram, roda beleza.

  • Thiago Mocci

    Não entendo esses testes de bateria. Com brilho baixo, desativando bluetooth, NFC e nada que não estou usando, sem localização ligada, em uso estressante ao conversar no WhatsApp e Facebook Messenger por uma hora, ele consome 20% da bateria. Logo, a duração é de 5 horas de uso mais intenso.

    Como nesses testes dá quase o dobro? No que estou errado?